Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Ao submeter os respectivos trabalhos, os autores e as autoras explicam a principal contribuição para a temática e o escopo da revista. A submissão indica que o trabalho é ORIGINAL e não foi enviado para publicação em outro lugar.

Os artigos e as avaliações não devem exceder o limite de 25 páginas.

O texto deve ser digitado no programa Word (Microsoft) e o arquivo deve observar os seguintes parâmetros: papel A4 com margens de 3 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entre linhas simples; parágrafos sem recuo e em espaço duplo; páginas e linhas numeradas sequencialmente; e tabelas e figuras inseridas no corpo do texto. 

As principais divisões do texto (por exemplo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões) devem estar em maiúsculas e negrito. 

O título do manuscrito deve refletir o conteúdo do trabalho e não deve ter legendas, abreviaturas, fórmulas ou equações e símbolos. Quando o idioma do texto for português ou espanhol, também deverá ser enviada a versão do título em inglês.

Os nomes das autoras e dos autores devem ser incluídos na mesma ordem em que aparecem no trabalho final. Não deve ser indicada a autoria do trabalho no texto do manuscrito, somente na folha de rosto.

Autoras e autores devem utilizar a ferramenta "inspecionar documento" do Word, excluindo qualquer informação pessoal das propriedades, ainda que a editoria torne a fazê-lo para garantir o processo duplo-cego de avaliação.

O resumo deve ser em inglês e, quando aplicável, no idioma utilizado no texto. De forma clara e concisa, deve conter o objetivo da pesquisa, os métodos, os resultados e as conclusões mais relevantes. O resumo não deve exceder 250 palavras com frases curtas e conexão completa entre si. Não deve conter referências.

As palavras-chave não devem repetir as palavras do título. As palavras devem ser separadas por uma vírgula e começar com letras minúsculas, incluindo o primeiro termo. Os autores devem apresentar de 3 a 5 termos, considerando que um termo pode ser composto de duas ou mais palavras.

A introdução não deve ter mais de duas páginas. Deve incluir o raciocínio para a realização do trabalho, destacando a importância do problema científico. A informação contida na Introdução deve ser suficiente para estabelecer claramente o objetivo do artigo. As autoras e os autores devem citar estudos recentes publicados em revistas científicas. A citação de obras clássicas também é aceita.

Autoras e autores devem apresentar os resultados da pesquisa e discuti-los para relacionar as variáveis examinadas com os objetivos do estudo. A mera comparação dos resultados com os dados apresentados por outras autoras e outros autores não caracteriza a discussão sobre eles. Contudo, deve-se evitar especulações excessivas.

As conclusões devem responder à questão abordada na pesquisa, confirmando ou não a hipótese do trabalho, de acordo com os objetivos. Autoras e autores devem estar cientes de que a conclusão não é um resumo dos principais resultados.

Somente as referências estritamente necessárias para a compreensão do artigo devem ser citadas. A lista de referências deve começar em uma nova página.

A Revista Laborare adota o sistema autor-data. O sistema autor-data consiste na indicação, no corpo do texto, do(s) sobrenome(s) da(s) autora(s) ou do(s) autor(es), seguido da data da publicação do texto citado e/ou do número da página, se for citação literal. Não serão aceitas as referências em nota de rodapé ou fim de página. 

 

Orientações sobre citações

Um autor
Texto: Castleman (2016) argumenta que
Referência: Castleman, B. (2016). The export of hazardous industries in 2015. Environmental Health (2016) 15:8. DOI 10.1186/s12940-016-0091-6

Dois autores
Texto: conforme demonstrado (Magliano; Mallimaci Barral, 2015),
Referência: Magliano, MJ. and Mallimaci Barral, AI. (2015). Las edades de la migración boliviana en Argentina: Córdoba y Ushuaia como destino. Si Somos Americanos [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.141-167. ISSN 0719-0948. http://dx.doi.org/10.4067/S0719-09482015000100006.

Três autores
Texto: Conforme sugerido por Bertin, Thébaud-Mony e Counil (2016),
Referência: Bertin, M., Thébaud-Mony, A. and Counil, E. (2016). Inégalités de genre face à la multi-exposition cancérogène en milieu professionnel. Résultats d'une cohorte de patients atteints de cancers bronchopulmonaires. Revue d'pidémiologie et de Santé Publique, Vol. 64, Supplement 4, September 2016, Pages S244-S245. http://dx.doi.org/10.1016/j.respe.2016.06.277

Mais de três autores
Texto: Marsili et al. (2016) argumentam que
Referência: Marsili, D., Terracini, B., Santana, VS., Ramos-Bonilla, JP., Pasetto, R., Mazzeo, A., Loomis, D., Comba, P. and Algranti, E. (2016). Prevention of Asbestos-Related Disease in Countries Currently Using Asbestos. Int. J. Environ. Res. Public Health 2016, 13(5), 494; doi:10.3390/ijerph13050494

Autor Institucional
Texto: (Amnesty International, 2015)
Referência: Amnesty International: Promising little, delivering less: Qatar and Migrant Labor Abuse Ahead of the 2022 Football World Cup, 20 May 2015. https://www.amnesty.org/en/documents/MDE22/1570/2015/en/. Accessed May 13 2017.

Mais de um trabalho em um ano
Texto: (Bensusán, 2016a) ou (Bensusán, 2016b)

Referência 1: Bensusán, G. (2016a) Organizing Workers in Argentina, Brazil, Chile and Mexico: The Authoritarian-Corporatist Legacy and Old Institutional Designs in a New Context. Theoretical Inquiries in Law. 17(1): 131-161. Retrieved 12 Jun. 2017, from doi:10.1515/til-2016-0006

Referência 2: Bensusán, G. (2016b). Nuevas tendencias en el empleo: retos y opciones
para las regulaciones y políticas del mercado de trabajo. CEPAL - Comisión Económica para America Latina y el Caribe, Santiago, diciembre de 2016, 115 p. http://www.cepal.org/sites/default/files/document/files/bensusan_1.1.pdf Accessed May 13 2017

Múltiplos autores e trabalhos
Texto: (Barbato, 2010; Bignami, 2014; Delgado, 2016)

Capítulo em um livro
Texto: De acordo com a pesquisa de Paes-Machado e Nascimento (2016)
Referência: Paes-Machado, E., Nascimento, AM. (2016) Governing security in the streets: the case of Brazilian taxi drivers. In: Klein, A. (Org.). Crime and criminal behavior. 5ed.New York: Novinka, v. 10, p. 87-120.

Periódicos

Texto: Conforme Cairncross e Kisting (2016)
Referência: Cairncross, E., Kisting, S. (2016) Platinum and Gold Mining in South Africa. New Solutions: A Journal of Environmental and Occupational Health Policy. Vol 25, Issue 4, pp. 513-534. http://dx.doi.org/10.1177/1048291115622027.

Citação de fonte da internet
Como nos exemplos acima, quando o acesso ao texto foi realizado pela internet, na citação devem constar todos os dados de autoria, título, etc, acrescentando ao final o endereço e a data em que houve o acesso. Quando se tratar de artigo com o código DOI não é necessário registrar a data do acesso.

 

Recomendações importantes

Devem ser evitadas transcrições de quaisquer textos, bastando a correta citação do artigo científico ou lei.

Devem ser privilegiadas as fontes primárias, evitando o uso da citação intermediada (apud).

Nenhum tipo de identificação de autoria deverá ser incluído no artigo. Qualquer informação que leve ao reconhecimento do(s) autor(es) deve vir apenas na folha de rosto, em arquivo à parte ou nos comentários à equipe editorial.

Na submissão do artigo, o(s) nome(s) da(s) autora(s) e do(s) autor(es) deve(m) ser inseridos no sistema na mesma ordem em que aparecem no trabalho final.

A falta de padrões implicará no retorno do trabalho.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.