Caminhos jurídicos para redução de assimetrias entre empregados diretos e terceirizados no setor elétrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33637/2595-847x.2024-260

Palavras-chave:

terceirização, instrumento coletivo de trabalho, direito ambiental do trabalho, eficácia horizontal, direitos fundamentais do trabalho

Resumo

No setor elétrico, trabalhadores terceirizados e empregados diretos realizam as mesmas funções, mas usufruem direitos distintos. O objetivo do presente artigo foi investigar em que medida o Direito vigente é apto a assegurar aos empregados terceirizados os mesmos direitos de segurança e saúde no trabalho que gozam os empregados diretos. A partir de um caso de acidente fatal, investigamos as assimetrias na proteção à saúde e à segurança de trabalhadores diretos e terceirizados, cotejando-as com os direitos fundamentais envolvidos. Após, apontamos quatro caminhos jurídicos que podem levar à redução das assimetrias: a lei nº 6.019/1974, a extensão do alcance dos acordos coletivos de trabalho, a aplicabilidade dos princípios de Direito Ambiental do Trabalho e a eficácia horizontal imediata dos direitos fundamentais. Na conclusão, esboçamos a possibilidade de redução das assimetrias entre trabalhadores diretos e terceirizados a partir do arcabouço jurídico vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Daniel Daibes Resque, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Marcelo Pinheiro Nascimento, Ministério do Trabalho e Emprego - MTE

Mestre em Direito Constitucional pela Escola de Direito e Administração Pública do IDP. Especialista em Direito do Trabalho e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Auditor-Fiscal do Trabalho. Coordenador do Projeto Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho (SRTb/PI). 

Wanessa Galindo Falcão da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Especialista em Direito do Trabalho e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Advogada. 

Downloads

Publicado

2024-03-02

Como Citar

Resque, J. D. D., Nascimento, M. P., & Silva, W. G. F. da. (2024). Caminhos jurídicos para redução de assimetrias entre empregados diretos e terceirizados no setor elétrico. Laborare, 7(12), 243–266. https://doi.org/10.33637/2595-847x.2024-260

Edição

Seção

Estudos de caso: Direitos Humanos e Direito ao Trabalho no Brasil