A eficácia ou ineficácia do compliance trabalhista como instrumento de prevenção e combate ao assédio à luz do Caso Marcius Melhem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33637/2595-847x.2024-243

Palavras-chave:

governança corporativa, perspectiva de gênero, violência no trabalho

Resumo

O presente trabalho resulta de estudo de caso que teve como objeto fato amplamente noticiado no Brasil, envolvendo denúncias da prática de assédio – moral e sexual – no âmbito da Rede Globo de Televisão, o mais importante complexo de comunicação do país. Situações como as denunciadas produzem efeitos nefastos sobre a ambiência laboral, com repercussão específica e contundente sobre as mulheres presentes no mercado de trabalho. O artigo apresenta o fato social e seus efeitos sobre a vida de trabalhadores, a grande maioria mulheres, promovendo o cotejo com a legislação e doutrina existentes sobre a matéria, com o objetivo de averiguar a pertinência da utilização do compliance como medida de prevenção e controle do assédio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walneide da Silva, Ministério do Trabalho e Emprego - MTE

Auditora-Fiscal do Trabalho. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (Estácio de Sá), Especialista em Direito do Trabalho e Direitos Humanos (Universidade Federal do Pará) e Mestre em Direito das Relações Sociais (Universidade da Amazônia). 

Nazaré Sacramento, Universidade Federal do Pará - UFPA

Auditora-Fiscal do Trabalho. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Direito do Trabalho e Direitos Humanos (UFPA). 

Downloads

Publicado

2024-03-02

Como Citar

Silva, W. da, & Sacramento, N. (2024). A eficácia ou ineficácia do compliance trabalhista como instrumento de prevenção e combate ao assédio à luz do Caso Marcius Melhem. Laborare, 7(12), 179–209. https://doi.org/10.33637/2595-847x.2024-243

Edição

Seção

Estudos de caso: Direitos Humanos e Direito ao Trabalho no Brasil