LABORARE 14 (2025.1) – DOSSIÊ SOBRE SAÚDE, AMBIENTE E TRABALHO

2024-04-17
  1. Laborare (Qualis B3) convida autoras e autores a apresentarem artigos originais para o número 14, a ser publicado no primeiro semestre de 2025, no qual estará em relevo o Dossiê “Tendências recentes, direções futuras para saúde, ambiente e trabalho. Para onde vamos?”, sob a coordenação dos professores doutores Fernando Ribas Feijó (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho - PPGSAT, da Faculdade de Medicina da Bahia, da Universidade Federal da Bahia – UFBA), Monica Angelim Gomes de Lima (Coordenadora-Adjunta do PPGSAT/FMB/UFBA) e Fernando Donato Vasconcelos (Editor Associado da revista Laborare).
  2. São exemplos de temáticas coerentes com o propósito do Dossiê a abordagem de questões relacionadas à promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde ambiental e à saúde dos trabalhadores; impactos à saúde das mudanças na organização do trabalho e da maior precarização do trabalho; novos fatores de risco nos ambientes de trabalho; saúde mental e trabalho; atuação do Ministério do Trabalho e do Sistema Único de Saúde na proteção à saúde dos trabalhadores; avaliação da efetividade das políticas públicas de proteção à saúde ambiental e do trabalho; ações afirmativas e saúde do trabalhador; atuação dos organismos internacionais na promoção da saúde ambiental e do trabalho, bem como na prevenção de acidentes de trânsito; doenças crônicas dos trabalhadores; novas tecnologias nos modelos de vigilância da saúde dos trabalhadores; desigualdades e saúde dos trabalhadores.
  3. Laborare (Qualis B3) é um periódico semestral eletrônico (ISSN: 2595-847X), de caráter técnico-científico, com acesso livre. Editado pelo Instituto Trabalho Digno, recebe e publica, após revisão cega por pares, artigos originais em áreas relacionadas à promoção do trabalho digno, tais como: direito do trabalho, segurança e saúde do trabalhador, inspeção do trabalho e em ciências sociais e trabalho. Os artigos têm DOI (Identificador de Objeto Digital).
  4. Os artigos devem ser submetidos por meio do seguinte endereço eletrônico: https://revistalaborare.org/index.php/laborare/submission
  5. São aceitos artigos em inglês, português e espanhol, devendo sempre haver resumo em inglês. Os artigos são analisados em double blind review e cada revisor(a) possui, no mínimo, o mesmo grau de titulação do(a) autor(a). Não há cobrança de taxas de submissão ou publicação.
  6. Além do envio do conteúdo do trabalho em arquivo não identificado com título, resumo e as seções do trabalho, da introdução até as referências, deve-se enviar em separado a folha de rosto, com a indicação do título e do(s) nome(s) completo(s), principal título acadêmico, vínculo institucional e ORCID. Deve-se, ainda, verificar a conformidade do artigo com as orientações contidas em: https://revistalaborare.org/index.php/laborare/about/submissions
  7. As submissões que não cumprirem as regras do periódico serão devolvidas.
  8. O número 14 da Laborare deve observar o seguinte cronograma:

15/04/2024 - Divulgação de Edital

15/09/2024 - Encerramento do prazo para envio de artigos

15/12/2024 - Prazo limite para os revisores

15/01/2025 - Prazo para devolução de itens reajustados de acordo com a avaliação recebida

28/02/2025 - Publicação eletrônica.

Esclarecimento de dúvidas por e-mail: laborare.rbit@gmail.com ou fdvasconcelos@gmail.com